top of page

Projeto de arquitetura

Como se fará o desenvolvimento do seu projeto e a construção?

Queremos apresentar de forma bem simples e clara todas as etapas do desenvolvimento do seu projeto, e como podemos te ajudar a alcançar seus objetivos de forma agradável e dentro do investimento planejado.

 

É importante que se faça um bom planejamento inicial, e que nesta fase seja identificado o envolvimento de outros profissionais necessários para execução da obra. Desta forma, é possível minimizar transtornos e gastos desnecessários. A participação do cliente em todo o processo é fundamental.

 

Lembre-se de que a contratação do arquiteto não é um item de luxo na sua obra, mas é de grande importância para o bom andamento de todo o processo. Por isso, todas as informações são registradas em um contrato, onde são acordadas por ambas as partes qual a função de cada um e todos os serviços que serão realizados, bem como a remuneração e a forma de pagamento da mesma.

 

DEFINIÇÃO DO LOCAL

O local de implantação do projeto é a etapa inicial mais importante. Deve ser avaliado nesta etapa o melhor posicionamento com relação à insolação e ventilação do imóvel, sua relação com o entorno (imóveis vizinhos), melhor distribuição de áreas de lazer, acessos, entre outros aspectos.

Na escolha do terreno, tão importante quanto o valor a ser investido, é a avaliação da infraestrutura do local, a sua situação junto aos órgãos públicos, e o potencial do local para o que se pretende investir.

É importante depois da fase de escolha do terreno a contratação de um topógrafo, que é o profissional que irá fazer um levantamento de todo o terreno, com as medidas e desníveis existentes. E é necessária também a contratação de um especialista em solo, que irá informar qual o tipo de fundação adequada para a construção que se fará neste terreno.

Nesta etapa, o arquiteto é quem auxilia em consultas e estudos para melhor custo benefício do cliente, e para evitar surpresas desagradáveis ao longo do processo.

 

PROGRAMA DE NECESSIDADES (Briefing)

Após termos em mãos as informações do terreno, o cliente nos informa quais são suas preferências, e qual o estilo a ser adotado no projeto. Nesta etapa ele nos expõe todas as necessidades que deverão ser atendidas, como a quantidade de usuários, espaços de convívio, áreas especiais da casa para receber amigos, prática de esportes, animais de estimação, lazer, segurança, e sem deixar de pensar, é claro, em sustentabilidade e acessibilidade.

 

PROJETO PRELIMINAR

O projeto preliminar é formado a partir dos dados anteriores, onde apresentamos ao cliente as primeiras ideias através de plantas baixas, vistas necessárias, dimensionamento dos ambientes e uma sugestão preliminar de disposição de mobiliários (que não é um projeto de interiores), somente para melhor compreensão dos espaços projetados.

 

APROVAÇÃO DO PROJETO (PROJETO LEGAL)

Após aprovado com o cliente o projeto preliminar, iniciamos a configuração do projeto para estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com o objetivo de ser aprovado pela prefeitura municipal. O arquiteto é o responsável pela autoria do projeto, e é o responsável por esta aprovação, junto com o responsável técnico, que deve ser contratado pelo cliente.

Nesta fase, o arquiteto e o responsável técnico emitem o documento de registro para o projeto (RRT e ART), que devem ser apresentados junto com as plantas, e demais documentos do proprietário e do imóvel.

Somente após a aprovação do projeto, e tendo em mão o alvará de aprovação e execução da obra, é que podemos iniciar a construção.

PROJETO EXECUTIVO

O projeto executivo é composto por informações detalhadas de todo o projeto para sua execução. Nele são informados e detalhados em planta, vistas, cortes e fachadas, todas as cotas, níveis, e inserção de elementos construtivos como janelas, portas, revestimentos de pisos e paredes com as paginações, churrasqueiras, lareiras, pias e soleiras em mármore ou granito, e outras informações que se fizerem necessárias para execução da obra. Também é informado nesta fase do projeto o posicionamento de peças hidráulicas (pias, louças sanitárias e ralos) e dos pontos de elétrica (tomadas, interruptores, interfones, telefones, ponto de luz, televisão e automação).

 

PROJETOS COMPLEMENTARES

Durante o desenvolvimento do projeto executivo, é necessário envolver e obter as informações dos projetistas complementares, que são informações específicas, fora do escopo e responsabilidade do arquiteto. Dentro da equipe de complementares estão os projetistas de estrutura, fundações, instalações elétricas e hidráulicas, ar condicionado, paisagismo, entre outros que se fizerem necessários para melhor funcionamento do produto, e que devem ser identificados pelo cliente e o arquiteto.

bottom of page