top of page

Dicionário do Mobiliário 2

Hoje, vou apresentar a segunda parte do dicionário ilustrado do mobiliário (e de interiores e arquitetura!), falando sobre os móveis e objetos utilizados na decoração.

 

Quero acrescentar alguns itens com as letras anteriores, e dar continuidade as demais letras, iniciando na letra D até a letra N, ok?


Então, vamos ao dicionário!!! ;)

Com a letra B, faltou:

Bandô

O bando é uma faixa decorativa que encobre os trilhos da cortina.

Bisotê

O bisotê é um processo de lapidação de vidros e espelhos, que deixa as bordas mais finas, com um relevo brilhante.

Com a letra C, faltou:

Cobogó

O cobogó é o nome que se dá a um tipo de elemento vazado, que pode ser feito em cimento, tijolo ou cerâmica. Pode ser utilizado em paredes, divisórias ou muros permitindo a entrada de iluminação e ventilação natural. O nome vem das iniciais de seus criadores, os engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antonio de Góis, que trabalhavam em Recife no início do século XX.

Agora vamos dar continuidade a partir da letra D:

Dicróica

A dicróica é uma lâmpada halógena de foco dirigido com grande intensidade de luz.

Tok & Stok/Divulgação

Divã

O divã, de origem oriental, é um banco estofado longilíneo, sem encosto ou braços. Foi introduzido na Europa no século XVIII, mas seu uso só foi difundido no século seguinte, consagrando-se nos consultórios de psicanalistas, para acomodar seus pacientes.

(Tok & Stok/Divulgação)


Domo

O domo é uma peça que pode ser feita em vidro, fibra de vidro ou acrílico, usada na cobertura de casas para criar iluminação natural em seu interior.

(Domo de vidro da Galeria Vittorio Emanuele em Milão, Itália)

Dossel

O dossel é uma armação saliente, forrada de tecido e colocada como ornato sobre altares, tronos e camas.

Étagère

A étagère é uma espécie de estante com prateleiras abertas e sem portas, às vezes com um gabinete fechado na base, onde se guardam objetos ornamentais ou ainda objetos de louça ou baixelas. Era também usada para expor coleções.

Gazebo

O gazebo originalmente designava uma tenda árabe. Hoje, ele é uma construção ao ar livre, separada do corpo da casa. Sua estrutura pode ser feita em madeira, ferro ou pedra e seu fechamento pode ser feito com vidro ou treliças.

Greenhouse

A greenhouse é um espaço anexo a casa que reúne sala de estar e estufa. Surgiu na era vitoriana para proteger as plantas do inverno rigoroso. Sua estrutura era em ferro e o fechamento em vidro.

Guarda corpo

O guarda corpo é composto por fechamento que pode ser em grade de ferro, alumínio, vidro ou balaustres, e usado para proteção de escadas, balcões, janelas, sacadas ou varandas.



Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é um piso opaco produzido com pó de mármore, cimento branco, areia e pigmentos de ferro. Sua origem é incerta, mas foi muito utilizado na América e na Europa Ibérica. A peça tem este nome devido ao processo de fabricação que recebe banho de água.


Lambris

O lambris, palavra de origem francesa (deve ser escrita no plural), é um revestimento, que pode ser de madeira, mármore, ou cerâmica, aplicado até certa altura nas paredes internas de um ambiente.

Loft

O loft, termo em inglês que significa depósito, é um estilo de moradia que se caracteriza por seu espaço amplo, sem divisórias entre os cômodos, seja de uma casa ou apartamento.


Mezanino

O mezanino é um pavimento intermediário encaixado entre dois pisos e com acesso interno entre eles.

Namoradeira

A namoradeira é uma espécie de canapé (que nos já falamos no post anterior) para duas pessoas, com o espaldar alto, muito famoso na época do barroco. Este móvel também é conhecido como marquesa.

(Namoradeira Koz com estofado claro, com design de Pedro Mendes, na Way design, Divulgação)



Semana que vem a gente finaliza! :)

Até o próximo,

Arq. Daniela Cavalcante

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page